Categories
Palavra de Célula

IMPORTANCIA DO BATISMO

Texto base: Mt 28.18-20 – Mc 16.16

O que o batismo representa para você? Sabe a data do próximo batismo?

Introdução: O que é o batismo? O batismo é um sinal visível de uma graça invisível. É uma ação de fé e aceitação. É a confirmação de uma aliança com Cristo. No batismo podemos ter duas certidões: a de óbito para o pecado e a de nascimento para a vida eterna. Jesus morreu e ressuscitou e simbolicamente no batismo nós também morremos e ressuscitamos com Cristo. Jesus é o nosso maior exemplo e depois de adulto, antes de iniciar seu ministério, Ele foi batizado nas águas. Se Jesus que era Jesus se batizou, imagine nós?  A Bíblia nos ordena pregar o evangelho e batizar os convertidos. Porque no ato do batismo, ao imergirmos alguém nas águas, simbolicamente aquela pessoa está sendo sepultada com Jesus, e ao levantarmos ela das águas, estamos profetizando a ressurreição dela com Cristo para viver uma nova vida a partir daquele momento. Portanto, no batismo é onde expressamos o tipo de fé que temos; a fé que se identifica com Cristo e a sua obra na cruz.

Não deixe para depois, é hora de despertar para o batismo, porque:
 
1 – É UMA CONFISSÃO PÚBLICA DE FÉ – Rm 10.9-10
 Para ser salvo precisamos crer e receber Jesus Cristo como único Senhor e Salvador, arrepender-se dos pecados e confessá-lo publicamente num ato de fé (Rm 10.9-10). A Bíblia diz: “Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus” (Mt 10.32-33). No batismo você está dizendo diante dos anjos e dos homens que crê em Jesus como seu único Senhor e Salvador. Você já fez a sua confissão pública de fé?
 
2 – É UM ATO IMEDIATO DOS SALVOS COM MUITA ALEGRIA  – At 16.27-34
 A Bíblia relata na conversão do carcereiro que ele e os seus, na mesma noite, foram todos batizados. Com isso houve uma grande manifestação de alegria (At 16.33-34). A Bíblia também registra a conversão de um eunuco, alto oficial da rainha dos etíopes, evangelizado por Filipe, que ainda em viagem o abordou e disse: “Eis aqui a água; que impede que seja eu batizado? Filipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração” (At 8.26-39). “Então, mandou parar o carro e ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco” (At 8.38). Após ser batizado, o eunuco seguiu o seu caminho “cheio de Júbilo” (At 8.39). Geralmente o batismo após a conversão é seguido de muita alegria nos céus e na terra (Lc 15.10).
 
3 – O BATISMO É UMA ORDEM DE JESUS – Mt 28.19; Mc 16.15-16
 O batismo não é apenas uma opção, mas uma ordem direta de Jesus! Jesus mandou fazer discípulos e batizá-los. Você ama a Jesus? Você obedece a Jesus? A Bíblia diz: “Aquele que me ama obedece aos meus mandamentos” (Jo 14.15). Conta-se a história do noivo que sempre dizia à sua noiva que a amava, só que um dia ela lhe fez a seguinte pergunta: você de fato me ama? Sim, respondeu ele. Em seguida a noiva disse: então, vamos nos casar? Ele respondeu: claro que te amo meu amor, mas, compromisso agora não! A pergunta é: aquele noivo realmente a amava? No casamento a noiva diz sim para o noivo, no batismo você diz sim para Jesus. Obediência, amor e compromisso sãos características dos salvos.

É hora de despertar e saber que o batismo é muito importante porque nele:

1 – SOMOS INSERIDOS NO GRANDE CORPO DE CRISTO – At 2.41
Na igreja primitiva ao aceitarem a Palavra da salvação, logo em seguida, todos eram batizados numa expressão pública de arrependimento (At 2.38). Após serem batizados passavam a ser contados como membros da igreja.  Portanto, no ato do batismo, o cristão é inserido na igreja, o grande corpo de Cristo na terra (1Co 12.12-14). Ao descer às águas a pessoa não está apenas confirmando seu compromisso com o Senhor, mas também com a igreja local, que é um organismo vivo do Corpo de Cristo (Rm 12.4-5). Você já faz parte do grande Corpo de Cristo? Conhece alguém que aceitou Jesus e ainda não se batizou?

2 – RECEBEMOS AUTORIDADE ESPIRITUAL – At 2.2-4
No dia de Pentecostes o Espírito Santo desceu como vento e fogo sobre os discípulos, dando a eles poder e autoridade. No batismo de Jesus o Espírito Santo desceu sobre Ele na forma corpórea de uma pomba (Mt 3.16; Lc 3.21-22). Jesus só iniciou seu ministério depois do batismo. Porque no ato do batismo Jesus recebeu de João Batista a autoridade terrena e a dos céus pelo Espírito Santo. De igual modo após o batismo recebemos certo nível de autoridade espiritual para podermos iniciar a nossa atuação na igreja de Cristo.

3 – SOMOS REVESTIDOS DE CRISTO – Gl 3.27
O apóstolo Paulo escreveu: “todos quantos fostes batizados em Cristo, de Cristo vos revestistes”. Esse revestimento fala de uma confirmação de identidade como filho de Deus (Jo 1.12). Há um testemunho dos céus sobre alguém que se batiza crendo de todo coração. Veja que na hora em que Jesus estava sendo batizado o próprio Deus disse: “Este é meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mt 3.17). Você está revestido com as qualidades de Jesus Cristo em sua vida? Ao ser batizado você passa a ser revestido de Cristo.

Conclusão: Assim como no casamento a pessoa diz sim para seu cônjuge, no batismo a pessoa diz sim para Jesus e passa a ser um só corpo com Ele, passando a exercer certo nível de autoridade e poder espiritual. Os céus vibram quando alguém se batiza, porque é uma confirmação de arrependimento. Você já se batizou? Quer se batizar? Sabe de alguém que ainda não se batizou? O tempo está se esgotando e é hora de despertar para o batismo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *